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Foto do escritorGustavo Viscardi

Plano de Negócios X Modelo de Negócios Canvas

Atualizado: 9 de mar. de 2018

Plano de negócios X modelo de negócios Canvas: a função de cada ferramenta. Conheça a utilidade e a aplicação de cada uma

Desde 2010, quando chegou ao mundo o livro “Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder, criou-se uma polêmica que envolve a eficiência do Modelo de Negócios em comparação com o Plano de Negócios.


Modelo de Negócios Canvas de Alexander Osterwalder

O modelo de negócios Canvas, proposto por Alexander Osterwalder, é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento rápido e visual de novos produtos e serviços. É um painel dividido em 9 blocos com os elementos fundamentais para desenvolver um modelo de negócios.


A ferramenta pode ser dividida em dois grupos, sendo o lado direito mais relacionado a elementos subjetivos e o lado esquerdo aos elementos mais estruturais. Sugere-se que o Canvas seja preenchido da direita para a esquerda, para que se conheça os desejos de criação do negócio, para depois definir como esse será estruturado.

  • Lado direito:

Define-se primeiro qual é o segmento potencial de clientes a quem será criado valor e que cumpram com os objetivos da organização.

Depois, em Proposta de Valor, são definidas quais as propostas atendem às necessidades dos potenciais clientes.

Em seguida são definidos os Canais de Distribuição do produto ou serviço. Ou seja, como esse produto chegará até o cliente.

Ainda do lado direito do modelo, busca-se determinar como a organização irá manter o Relacionamento com os Clientes.

Por fim, tem-se as Linhas de Receita, que irão definir como a organização pretende gerar receitas de acordo com as propostas de valor.

  • Lado esquerdo:

O lado esquerdo do Canvas é preenchido pelos Recursos-Chaves, onde são determinados quais os recursos relacionados diretamente ao funcionamento do negócio.

A seguir, define-se quais as Atividades-Chave que, se não executadas, o negócio não poderia entregar suas propostas de valor, não construiria os canais necessários e não manteria os relacionamentos com os clientes.

Outra estrutura a ser definida são os Parceiros-Chave, que são os que contribuem com as Atividades-Chave e Recursos-Chave.

O último item do Canvas é a Estrutura de Custos, que irá definir quais os custos necessários para construir e depois manter o negócio.


O Plano de Negócios e suas diferenças em comparação ao Canvas

O Plano de Negócios, diferentemente do modelo de negócios (Canvas), é um documento que irá descrever quais os objetivos da organização, como será estruturada, as características da empresa, o mercado em que ela está inserida, qual o plano de marketing, como será feita a operação do negócio e a estrutura financeira (receita, custos, capital próprio, empréstimo, etc) e, por fim, uma análise de sensibilidade que leva em conta os diferentes possíveis cenários: realista, pessimista e otimista. Vejamos as etapas:

  • A primeira etapa do plano consiste em apresentar o core do negócio, quem são os sócios, missão, visão, valores e objetivos da empresa;

  • Em seguida, a análise de mercado, avalia como é o setor escolhido: quem e quais são as características do público alvo, dos concorrentes e fornecedores;

  • Na etapa de Marketing, analisa-se os 4 P’s: produto, preço (do serviço/produto para o consumidor final), praça (quais os meios de distribuição do produto/serviço) e promoção (quais serão as estratégias de divulgação);

  • No plano operacional, é definido como os setores da empresa estarão interligados, quais passos desde a aquisição da matéria prima, por exemplo, até a chegada do bem final até o consumidor;

  • Na etapa financeira, define-se quais são as estruturas de investimentos pré-operacionais, investimentos, receita, custos, despesas, capital investido, quais os custos de oportunidades, quanto será necessário de capital de giro para manter a operação, quais os prazos médios e algumas demonstrações financeiras, como: Demonstração do Resultado do Exercício e Fluxo de Caixa.

  • Além disso, também é feita uma análise de viabilidade com indicadores de lucratividade, rentabilidade, payback (quanto tempo irá demorar para o capital investido na operação voltar aos investidores), quais as Taxas Internas do Retorno (TIR), dados os custos de oportunidade definidos, e qual é o Valor Presente Líquido (VPL).

  • A análise de sensibilidade leva em consideração as possíveis variações dentro das premissas definidas na etapa financeira, demonstradas em diferentes cenários, como a redução/aumento da demanda, redução/aumento dos custos, entre outros.


Oito perguntas que precisam ser respondidas em seu Plano de Ação

Uma empresa que deseja crescer e fazer bons planejamentos, também se utiliza da ferramenta 5W3H. Veja por quê:

1- A ferramenta é um instrumento importante para o planejamento de qualquer objetivo a ser alcançado. Pode ser usada no nível de organização, como também por cada área e equipe. É um Plano de Ação, onde serão definidas quais são as ações a serem tomadas, porque serão tomadas (quais os objetivos a serem alcançados por elas), onde serão executadas, quando serão executadas (com prazo de início e fim), quem será o responsável por esta ação, como o responsável da ação a realizará, quanto custará e como medir.


2- A facilidade gerada pela ferramenta 5W3H dentro de uma organização é incontestável! Para área e suas metas, quaisquer que sejam, os gerentes podem desmembrar as metas globais em etapas para cada membro de sua equipe. Com isso, cada funcionário se torna minimamente responsável pelo objetivo principal, de forma que o trabalho em grupo seja incentivado. Além disso, o plano de ação estabelece o que será feito e quem será o responsável por fazer, estabelecendo também os prazos e passos a serem concluídos, de forma que todos estejam cientes de suas responsabilidades.


Plano de Negócios X Modelo de Negócios (Canvas)!

O modelo de negócios Canvas deve ser a primeira etapa da estruturação, pois é onde define-se a lógica da criação do negócio. De forma racional, todas as etapas do modelo devem ser interligadas e fazer sentido conjuntamente. A principal mensagem deve ser a proposta e a captura de valor pelo cliente.

Esse modelo de negócios é prático pela facilidade em que pode ser ajustado. Como o método é bastante visual, as etapas podem ser exaustivamente discutidas e modificadas facilmente até que a ideia final seja maturada e possa dar início a fase de planejamento.

O plano de negócios, entretanto, entra como a estruturação da forma do negócio. Isto inclui o detalhamento de cada etapa, os prazos, a análise financeira, entre outros.

Por fim, apesar da grande polêmica acerca dessas duas ferramentas, é importante ressaltar que são ferramentas complementares e devem caminhar juntas, ao ponto de atualizar o Plano de Negócios toda vez que houver mudanças no Modelo de Negócio.


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